sábado, 17 de outubro de 2009

BSA


The Most Popular Motor Cycles in the World

Anos antes de a BSA (Birmingham Small Arms) produzir motos completas, fornecia peças de bicicleta da melhor qualidade à maioria das fábricas estrangeiras. As primeiras máquinas completas foram bicicletas motorizadas; depois seguiram-se modelos de um cilindro válvulas laterais com motores próprios de 498cc (85mm x 88mm de diâmetro//curso e 3,5 hp) e 555cc (85mm x 98mm de 4,5 hp). A primeira bicilíndrica em V com válvulas laterais tinha 720cc e foi feita em 1921. No ano seguinte, outra bicilíndrica em V de 986cc fez a sua primeira aparição. Outros modelos, feitos durante os anos 20 e início dos 30, incluíam as famosas versões Roundtank (depósito redondo) de 249cc, monocilíndricas de 349cc com válvulas laterais e válvulas à cabeça e modelos semelhantes com 498cc. Havia também uma de 174cc a dois tempos e, no final dos anos 20, monocilíndricas de 493cc, incluindo a famosa Slopers com motores com válvulas laterais e especialmente válvulas à cabeça. A gama de 1930 incluía monocilíndricas de 249cc e de 349cc e ainda versões de 493cc com (como sempre) motores BSA com válvulas laterais e à cabeça.
A maioria dos modelos vinha com motores verticais ou inclinados e as versões válvulas à cabeça com um ou, se solicitado, dois tubos de escape. As bicilíndricas em V tinham motores de 770cc e 986cc. A dois tempos de 174cc foi substituída por uma monocilíndrica válvulas à cabeça durante os anos 30. Nestes tempos pré-guerra, outros modelos tinham motores de um cilindro de 249cc com válvulas laterais e à cabeça e 348cc e 499cc semelhantes. Vieram então bicilíndricas em V de 498cc e 748cc e uma monocilíndrica de 595cc. Preços em 1936: 149cc válvulas à cabeça £31.7s.6d; 499cc válvulas à cabeça £56.10s; bicilíndrica em V 748cc válvulas à cabeça £75 e o mesmo para a bicilíndrica em V 986cc. Embora a BSA nunca tenha competido oficialmente, nos finais dos anos 30 produziu monocilíndricas muito desportivas.

Walter Handley ganhou um Gold Star em Junho de 1937 em Brooklands (numa Empire Star 493cc válvulas à cabeça afinada), um prémio feito para todos os pilotos que fizessem uma volta a mais de 160km/h. Isto conduzia, em 1938, ao primeiro modelo BSA “Gold Star”, o qual, também com motor de 348cc, foi fabricado durante muitos anos e, depois da Segunda Guerra, uma das desportivas mais populares já construídas na Inglaterra, em especial nos motoclubes, já que estas motos não só eram rápidas e fiáveis como comparativamente baratas e de design simples. Entre muitas outras, venceram provas TT de motoclube, mostrando ainda grande confiança e velocidade nos TT normais. Novos modelos de 123cc, 148cc e 174cc a dois tempos, os Bantam, foram lançados depois da guerra, durante a qual as monocilíndricas de 493cc estavam entre as melhores do exército. Como muitas motos do tipo, a Bantam era uma cópia da DKW RT 125, o design considerado “saque de guerra”.
Entre os modelos BSA do pós-guerra estavam as versões monocilíndricas de 249cc e 343cc válvulas à cabeça da Star, novas bicilíndricas verticais válvulas à cabeça de 646cc e ainda modelos diferentes de monocilíndricas para trial e escalada.
Durante o final dos anos 60 produziu as versões monocilíndrica de 441cc Victor e bicilíndrica Royal Star com motores de 499cc (65,5mm x 74mm) assim como bicilíndricas de 654cc (75mm x 74mm) que incluíam os modelos Trunderbolt, Lightning, Hornet e Spitfire. No início dos anos 70, a BSA fez Bantams de 173cc a dois tempos, Starfires e Shooting Stars de 247cc e 441cc com motores monocilíndricos com válvulas à cabeça, bicilíndricas válvulas à cabeça Thunderbolt de 654cc, a muito popular bicilíndrica válvulas à cabeça Lightning e a Firebird, uma bicilíndrica válvulas à cabeça de 654cc e 55hp. Novidade foi a Rocket de 740cc, uma três cilindros válvulas á cabeça com motor transverso.
Esta máquina debitava 58hp a 7250rpm e tinha uma velocidade de ponta superior a 190 km/h. Além disso, havia também uma nova Gold Star, a 500SS, com motor de 499cc e um cilindro válvulas á cabeça. Outrora líder no fabrico de motocicletas na Inglaterra, a BSA parou a produção em 1972. O pessoal da BSA continuou a fazer as Triumph T150 e T160 nos três anos que se seguiram, sob a nova liderança da Norton Villiers Triumph, um consórcio co-fundado pelo governo britânico. No entanto, a NVT entrou em recessão e a fábrica de Small Heath foi fechada e depois demolida. Porém, a história continuou, já que cerca de uma dúzia de funcionários da NVT reformaram a firma em Shenstone com o intuito de terminar o desenvolvimento e produzir a máquina com motor rotativo Wankel que fora trabalhada pelo departamento de investigação e desenvolvimento da BSA/Triumph. O nome foi mudado para Norton Motors mas o grupo ainda controlava a designação BSA, bem como outras marcas britânicas antigas, e muitas centenas de motos trail com motor Yamaha de 125cc e 175cc foram feitas para o crescente mercado africano para máquinas de baixa cilindrada e não declaradamente de estrada, todas vendidas com o emblema da BSA ainda conhecido e de confiança em muitos países de África.
Em 1979, dois empregados da NVT, Bertie Goodman (ex-Velocettte) e Bill Colquhoun, formaram uma firma BSA independente para permitir à Norton Motors dedicar-se às Norton e mudaram-se para um novo local em Coventry, onde forneceram motos militares inspiradas nas Canadian Bombadiers ao exército britânico.
Em 1990, a BSA juntou-se à Andover Norton Internacional (firma montada para fornecer peças para antigas bicilíndricas Norton) para formar o Grupo BSA que importava motocicletas MZ da Alemanha, para além de continuar a fornecer BSA Bushmans para África. Em 1994, a firma foi adquirida pela Regal Engineerinf, que apresentou recentemente um novo modelo chamado BSA SR, com um visual tipo Gold Star e motor Yamaha de um cilindro.

Modelos de Motos BSA
Main article: list of BSA motorcycles

Antes da II Guerra Mundial
G14 1000 cc V-twin
Empire Star
Blue Star
Silver Star
Gold Star
Sloper
M20
WD M20
Depois da II Guerra Mundial

Série A Twins (4 tempos e boxer)

A7

A7 Shooting Star


A10

A10 Golden Flash
A10 Road Rocket
A10 Super Rocket
A10 Super Flash
A10 Rocket Gold Star

A50
A50R Royal Star
A50C Cyclone
A50W Wasp

A65

A65 Star Twin
A65L Lightning
A65R Rocket
A65T Thunderbolt
A65H Hornet
A65S Spitfire
A65F Firebird Scrambler
A70L Lightning 750

Triples
A75R Rocket3 750
A75RV Rocket3 750 - 5 speed
A75V Rocket3 750 - 5 speed
Série B (4 tempos e um cilindro)
B25 Fleet Star
B25 Starfire
B25 Barracuda
B25 SS Gold Star
B31
B32 Gold Star
B33
B34 Gold Star
B40 350 Star
B40 SS90
B44 Victor
B44
B44SS Shooting Star
B44VS Victor Special
B50
B50SS Gold Star 500
B50T Victor Trials
B50MX Motocross

Série C (4 tempos um cilindro).
C10
C11/C11G: 12 hp (9 kW) - 70 mph (110 km/h) - 85mpg - weight 250 lb (113 kg).
C12
C15 Star
C15T Trials
C15S Scrambler
C15SS80 Sports Star 80
C15 Sportsman

Série D (2 tempos e um cilindro)
D1
D3
D5
D7
D10
D13
D14/4
B175

Outros Modelos
BSA Barracuda
BSA Beagle
BSA Brigand
BSA Dandy 70
BSA Sunbeam (Scooters)
175B1
250B2
BSA Starfire
BSA Rocket Scrambler
BSA Rocket Gold Star
BSA Fury
BSA Hornet
Winged Wheel (motor auxiliar para bicicletas)
T65 Thunderbolt

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